A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Natal em Cascais
Câmara Municipal de Cascais/ Facebook

Cortejo, roda gigante, mercados e ruas floridas: assim é o Natal em Cascais

Mais de 4 mil Estrelas de Natal e o regresso das atracções mais populares, desde o cortejo itinerante à roda gigante, fazem da vila paragem obrigatória neste Natal.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

As Estrelas de Natal são já uma referência no Natal de Cascais. Mas o vermelho da Euphorbia pulcherrima não é a única atracção da época. Além de flores, a vila irá ver desabrochar várias atracções para toda a família. Mantendo o modelo de 2020, para evitar aglomerações, o Natal vai passar à porta dos munícipes, com o regresso do cortejo natalício a todas as freguesias, onde não vão faltar renas nem o Pai Natal ou os seus ajudantes. Haverá ainda vários mercados, programação na rua e a muito esperada roda gigante.

A magia começa desde logo com a decoração e a iluminação. Este ano, estão a ser plantadas um total de 4000 Estrelas de Natal (Euphorbia pulcherrima), nomeadamente na Alameda dos Combatentes da Grande Guerra, entre o Jardim Visconde da da Luz e a Baía de Cascais, e noutros locais como a Rotunda Sá Carneiro, a Rotunda João Paulo II (junto ao Centro Cultural de Cascais), a rotunda da Av. Marginal e a Praça 5 de Outubro. Quanto às iluminações, há espectáculo de luzes marcado para este sábado, 27 de Novembro, a partir das 18.00, hora a que se acendem as iluminações na Praça 5 de Outubro, em Cascais, e nas outras quatro freguesias do concelho, para ajudar também o comércio local.

Ao todo, vão contar-se cerca de 5 milhões de LEDs e micro-LEDs de baixo consumo. Onde? Em edifícios icónicos como a Câmara Municipal e a Igreja da Assunção, mas também nas Arcadas Estoril e na Avenida Marginal. Depois, convidam-se os empresários e comerciantes a trazer para a rua os seus produtos, num espaço de venda na frente da sua loja. Entre 1 e 31 de Dezembro, espera-se ainda a decoração das montras, com motivos natalícios e iluminação, no âmbito da iniciativa “Montras de Natal”.

Para este sábado, está também marcada a primeira apresentação do cortejo natalício, que este ano poderá acompanhar em tempo real no site da autarquia. Ao todo, vão ser cerca de 40 circuitos, sempre diferentes e com uma duração de duas horas cada, em horários variados. Os percursos e horários devem ficar disponíveis em breve, mas já sabe: se ouvir os sons do Natal saia à rua ou aplauda da janela. Montado no seu trenó, o Pai Natal marcará presença escoltado por cinco carros e três motos temáticas. Estará acompanhado por soldadinhos de chumbo, um presépio vivo, um comboio de duendes e muitas surpresas.

Poderá ainda contar com os mercados de Alcabideche, Cascais e Carcavelos, para recriar o espírito de Natal nas ruas. Mas há mais. A autarquia também promete zonas de street food em todas as freguesias e dinamização de divertimentos, como carrosséis, comboios e venda de artigos para compras de última hora. E, claro, a roda gigante (Seg-Qui 12.00-22.00 e Sex-Dom e feriados 12.00-00.00, 4€-24€), uma das maiores tradições de Natal de Cascais, que este ano deixa a Esplanada dos Pescadores, na Baía, e assenta arraiais nos jardins do Casino Estoril..

Estão ainda previstas muitas acções de recolha de brinquedos para os que mais precisam. Como não poderia deixar de acontecer, a “Árvore Solidária” estará em várias instituições do concelho a recolher brinquedos que serão doados, no âmbito do projecto de solidariedade “Recriar o Natal”, promovido pela Câmara Municipal de Cascais, que permite às crianças dos Centros de Acolhimento temporário viverem a magia da noite de Natal.

+ Presentes, decoração, eventos e muito mais: o melhor do Natal em Lisboa

+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade