A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Daaaaaalí!
DRDaaaaaalí!

Os filmes em cartaz esta semana, de ‘Daaaaaalí!’ a ‘Arcadian’

As estreias de cinema, os filmes em exibição e os novos filmes para ver em streaming, incluindo 'Abigail', 'Challengers' ou 'Parece que Estou a +'.

Escrito por
Eurico de Barros
Publicidade

Tanto cinema, tão pouco tempo. Há filmes em cartaz para todos os gostos e de todos os feitios. Das estreias em cinema aos títulos que, semana após semana, continuam a fazer carreira nas salas. O que encontra abaixo é uma selecção dos filmes que pode ver no escurinho do cinema, que isto não dá para tudo. Há que fazer escolhas e assumi-las (coisa que fazemos, com mais profundidade nas críticas que pode ler mais abaixo nesta lista). Nas semanas em que há estreias importantes de longas-metragens no streaming, também é aqui que as encontra. Bons filmes.

Recomendado: As estreias de cinema a não perder nos próximos meses

Filmes em estreia esta semana

  • 4/5 estrelas
  • Filmes
  • Recomendado

Cinco actores diferentes interpretam Salvador Dalí nesta fita em que o excêntrico realizador francês Quentin Dupieux compartilha, formalmente e do ponto de vista narrativo, do espírito surrealista do pintor, bem como do onirismo desabrido mas “lógico” das fitas de Luis Buñuel, com uma pitada de absurdo pythoniano e pózinhos de Dada. O filme, que parece começar normalmente mas a certa altura transforma-se numa série de sonhos dentro de sonhos dentro de sonhos, centra-se num projecto de entrevista sobre Dalí que nunca chega a ser concretizado por uma jornalista francesa nos anos 80, e passa-se tanto fora como dentro da cabeça do genial e demencial pintor, acabando por ser simplesmente indescritível e inclassificável. Interpretações de Anaïs Demoustier, Edouard Baer, Gilles Lellouche (o melhor e mais extravagante, física e verbalmente, dos vários Dalí), Jonathan Cohen, Pio Marmai e Romain Duris. A música, também ela “dalíesca”, é de Thomas Bangalter, dos Daft Punk, e Dupieux mantém-se fiel aos 77 minutos que costumam durar as suas realizações. é o OVNI cinematográfico do ano (ou, como diria o espalhafatoso Dalí de Lellouche, “Cinematogrrrrrrrrrrrráfico!”)

Arcadian

Paul (Nicolas Cage) está a criar os seus dois filhos gémeos numa quinta muito remota, depois de uma catástrofe ecológica quase ter destruído a Terra e acabado com a humanidade, tendo também dado origem ao aparecimento de perigosos monstros mutantes. Ao desafio de conseguir cultivar a terra para que ele e os dois rapazes se consigam alimentar, junta-se o de enfrentar as horríveis criaturas que vagueiam pela região após o sol se pôr.

Publicidade

Os Estranhos – Capítulo 1

Renny Harlin assina este filme de terror que é o primeiro de uma nova trilogia e também o remake do original de 2008, com Liv Tyler e Scott Speedman, em que um jovem casal é aterrorizado por três estranhos que usam máscaras, numa cabana remota onde foram passar alguns dias de férias.

A Natureza do Amor

Comédia romântica francesa realizada por Mona Chokri. Sophia, uma professora de Filosofia com 40 anos, tem uma relação estável com Xavier há dez anos, mas apaixona-se de repente por Sylvain, o empreiteiro que está a recuperar a nova casa de campo do casal.

Publicidade

A Minha Família Afegã

Animação de longa-metragem sobre Herra, uma jovem checa, que casa com Nazir, um afegão, sem fazer a menor ideia do tipo de vida que a espera no Afeganistão pós-talibã, nem da família que ali vai encontrar.

The Girl in the Backseat

Um thriller que toma a forma de uma viagem involuntária através da vasta e misteriosa paisagem de uma rede mundial de tráfico de seres humanos.

Filmes em cartaz esta semana

  • 3/5 estrelas
  • Filmes
  • Recomendado

Terror de fundo tradicional, humor muito negro e gore deliberadamente exagerado amalgamam-se neste filme sobre um grupo de malfeitores que não se conhecem uns aos outros, têm cada qual a sua especialidade e são contratados para raptar uma menina de 12 anos, filha de gente rica, e pedir um resgate milionário. Fechados numa mansão remota e soturna com ela, os raptores descobrem que a criança, que foram extrair a casa depois do seu regresso do ballet, é um vampiro. As surpresas não se ficam por aqui neste filme realizado por Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, os responsáveis pelo reboot de Gritos (2022), cujo argumento dá várias reviravoltas e tem até espaço para uma ligação de contornos maternais-filiais entre a pequena Abigail (Alisha Weir, convincente na inocência e na ferocidade) e Joey (Melissa Barrera), uma das mulheres do bando. E, coisa rara no cinema de terror, as personagens viram e leram filmes e livros sobre vampiros e sabem como os combater. Abigail junta-se a Renfield, de Chris McKay, na lista dos bons filmes de vampiragem vistos recentemente.

  • 3/5 estrelas
  • Filmes
  • Recomendado

O novo filme de Luca Guadagnino, Challengers, escrito pelo estreante Justin Kuritzkes, junta um realizador que nunca teve grande interesse pelo ténis, e um argumentista que é apaixonado pelo jogo, para contarem a história de um triângulo de amizade e amoroso passada no meio tenístico, e onde os três protagonistas são todos profissionais da modalidade. As interacções afectivas, românticas e sexuais entre eles estão no centro do filme, embora em Challengers o ténis não seja subalternizado, já que funciona ora como agente, ora como filtro, ora como metáfora, ora como sublimador dos conflitos, das paixões ou das frustrações do trio.

Publicidade

O Reino do Planeta dos Macacos

Este novo filme da segunda série de O Planeta dos Macacos passa-se muitos anos após o reinado de César. Os macacos tornaram-se a espécie dominante e vivem em harmonia, enquanto que os humanos se resignaram a viver na sombra. Enquanto um novo líder tirânico constrói o seu império, um jovem macaco embarca numa viagem que o levará a questionar os ensinamentos que recebeu sobre o passado e a tomar decisões que vão definir o futuro de símios e humanos.

Dupla Obsessão

Jessica Chastain e Anne Hathaway interpretam este thriller psicológico, passado num típico subúrbio americano no início dos anos 60. Realizado por Benoît Delhomme, Dupla Obsessão é um remake do filme Duelles (2018), do belga Olivier-Masset Depasse. Alice e Celine são donas de casa, mães, vizinhas e melhores amigas. Quando o filho de Celine morre num trágico acidente em casa, e à vista de Alice, a relação entre ambas vai tornar-se gradualmente mais tensa e sinistra.

Publicidade

Profissão: Perigo

Comédia de acção com Ryan Gosling no papel de Colt Seavers, um “duplo” que deixou a profissão para se centrar na sua saúde física e mental, mas regressa ao cinema quando a vedeta de uma superprodução realizada pela sua ex-mulher desaparece misteriosamente. Emily Blunt, Hannah Waddingham e Lee Majors também entram em Profissão: Perigo, que adapta à tela a série The Fall Guy, que o mesmo Majors interpretou nos anos 80 e que passou então em Portugal na RTP com o título Colt em Acção.

  • 3/5 estrelas
  • Filmes
  • Recomendado

Festival de Avignon, 2021. Apesar da pandemia e da ventania que se faz sentir, o temível Mistral, típico da região, o teatro aproveita uma aberta no confinamento e prossegue, embora com as necessárias cautelas. Num dos principais locais do evento, Isabelle Huppert interpreta o papel de Lioubov Andreieva Ranevskaia em O Cerejal, de Anton Tchékov, numa encenação do director do festival, o português Tiago Rodrigues. Noutro sítio, Fabrice Luchini prepara um dos seus popularíssimos espectáculos a solo de leitura e comentário de textos de grandes autores franceses e universais, no caso, Nietzsche e Baudelaire.

 

Publicidade

Back to Black

Marisa Abela interpreta a malograda cantora inglesa Amy Whinehouse (e também canta todas as canções) nesta fita biográfica assinada por Sam Taylor-Johnson, que mostra a sua ascensão no mundo da música, desde a juventude no subúrbio londrino de Camden, até à sua morte de overdose, apenas com 27 anos. O filme é também uma celebração do talento musical único de Winehouse, e procura compreender os demónios pessoais que acabaram por a destruir, nomeadamente a funesta e obsessiva relação amorosa, e de toxicodependência, com o marido, Blake Fielder-Civil (Jack O’Connell).

  • 4/5 estrelas
  • Filmes
  • Recomendado

O novo filme do prestigiado e oscarizado realizador canadiano Denys Arcand, autor de As Invasões Bárbaras e O Declínio do Império Americano, passa-se numa casa de repouso onde vive Jean-Michel (Remy Girard), um arquivista solteirão, e cuja calma é perturbada por um grupo de jovens activistas políticos que se instala nos jardins da instituição, exigindo a remoção de um fresco que mostra o acolhimento dos descobridores europeus pelos nativos americanos.

Filmes em estreia no streaming

Partiu América

Comédia que tem como protagonista Matheus, o proprietário de um modesto parque de diversões no Nordeste do Brasil. O seu sonho é visitar os grandes e famosos parques dos EUA, mas quando ele e a família têm a oportunidade de fazer a primeira viagem ao estrangeiro, as coisas não correm como estava planeado.

Netflix. Estreia a 15 de Maio

Mais cinema

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade