Sete filmes a ter debaixo de olho no LEFFEST 2025
Os cinemas São Jorge, Nimas e NOS Amoreiras, a Culturgest, o Teatro do Bairro e a Galeria ZDB, em Lisboa, e os Recreios da Amadora e o Cineteatro D. João V, na Amadora, recebem, entre 7 e 16 de Novembro, a 19.ª edição do LEFFEST – Lisboa Film Festival, que mais uma vez, e fiel à sua filosofia, combina o cinema com as outras artes.
No primeiro caso, e além das habituais secções, destacam-se este ano uma retrospectiva do realizador norte-americano Hal Hartley, um dos expoentes do cinema independente dos EUA, autor de títulos como Homens Simples, Amador ou Henry Fool; homenagens ao cineasta mexicano Arturo Ripstein, que inclui uma série de filmes inéditos em Portugal, às actrizes Isabel Ruth e Miranda Richardson, e aos actores Wagner Moura e Simon McBurney; e ainda à recentemente falecida Marisa Paredes e ao compositor Arvo Pärt, pelo seu 90.º aniversário; ou uma mostra de cinema de países da Ásia Central, como o Uzbequistão e o Tajiquistão.
No segundo, e entre vários outros eventos, o LEFFEST 2025 apresentará um cine-concerto com dois filmes de Charlot, O Emigrante e O Peregrino, uma Noite Síria, uma masterclass da actriz palestiniana Hiam Abbass, uma Noite de Fado com Catarina Wallenstein e seus amigos, e concertos, exposições, dança, projecções especiais e conversas entre os convidados do festival. Escolhemos sete filmes a ter especialmente em conta, assinados por nomes como Richard Linklater, Edgar Reitz, Jim Jarmusch ou João Botelho, ambientados em várias épocas e países. O