A Time Out na sua caixa de entrada

Monte Estoril
DR

Paragem a paragem: os pontos obrigatórios na Linha de Cascais

De Carcavelos até ao centro da vila, estes são os restaurantes, lojas, cinemas, salas de concertos, parques ou praias que ficam a poucos metros das estações de comboios.

Escrito por
Ricardo Farinha
Publicidade

A viagem entre Carcavelos e Cascais, pela linha de comboio, faz-se em menos de 15 minutos – quase sempre com vista para o mar. Mas… se quiser realmente aproveitar o trajecto, ele pode demorar horas. Ou até dias, se quiser voltar para conhecer o que lhe falta. No fundo, aqui o que importa é a viagem, não o destino. Junto das sete estações de comboio do concelho de Cascais existem restaurantes, lojas, cinemas, salas de concertos, parques públicos e praias que vale a pena visitar. Do Eduardo das Conquilhas na Parede ao Deck-Bar no Estoril, passando pelo Cimas no Monte Estoril e pelo Atlântida Cine em Carcavelos, há toda uma Linha de Cascais para descobrir a fundo.

📍 As melhores coisas para fazer na Parede

📍 As melhores coisas para fazer no Monte Estoril

📍 O melhor de São Pedro do Estoril

Paragens obrigatórias na Linha de Cascais

  • Coisas para fazer
  • Cascais

A linha começa no Cais do Sodré, em Lisboa, mas esta viagem começa em Carcavelos, a primeira paragem no concelho de Cascais, onde a estação é mais interior do que próxima do mar — uma caminhada até à praia demora aproximadamente 20 minutos, que se fazem muito bem, sem subidas nem descidas e num passeio bem largo.

Entre a Avenida Marginal e o sítio onde os comboios largam os passageiros, existe a enorme Quinta dos Ingleses. Se não se quer deslocar muitos metros da estação, pode provar o peixe grelhado da Cabana das Paixões, um dos melhores segredos das redondezas; as especialidades regionais do Alkimia Madeirense; ou os hambúrgueres brasileiros do Bullguer. Dê ainda um passeio pelo Parque do Junqueiro, onde pode lambuzar-se com um croissant d’O Melhor Croissant da Minha Rua, e ver um filme no emblemático Atlântida Cine, um dos últimos cinemas de bairro da Grande Lisboa, que aposta sobretudo nas obras de autor, sejam grandes produções de Hollywood ou filmes independentes.

  • Atracções
  • Cascais

Próxima paragem: Parede. A estação de comboios não podia ser mais central, bem perto das lojas e restaurantes que animam as ruas. Por ali, pode dar uma volta com os miúdos no acolhedor Parque Morais, que fica mesmo em frente da SMUP, uma das salas de espectáculos mais importantes do concelho de Cascais, com uma programação independente e arrojada. Além do mais, no piso de baixo têm um restaurante, o Sociedade, que serve petiscos e pratos portugueses com pequenas reviravoltas de autor.

Do lado de cima da linha (oposto ao mar), vale a pena provar as especialidades brasileiras d’A Lanchonete, as peças do MOA Sushi, os doces da centenária Pastelaria Ribeiro e, claro, o marisco do Eduardo das Conquilhas, o mais conhecido restaurante da terra. Espreite ainda a loja Paco Instrumentos, que se tornou uma referência na Linha ao longo dos anos na área da música.

Publicidade
  • Atracções
  • Praias

Em São Pedro do Estoril aproximamo-nos cada vez mais do mar. Perto da estação, não há como escapar aos tacos e margaritas do Paco Bigotes, restaurante mexicano que entretanto se expandiu para Lisboa; e à sua irmã mais nova Compañia de Bebidas, especialista em cocktails mas que também serve alguns petiscos.

Se a sua praia for a pastelaria, o sítio obrigatório por onde tem de passar é a Poppy Pâtisserie, onde todos os dias se fazem cinnamon rolls, banana bread, american cookies, brownies, brigadeiros, croissants, tarteletes ou bolos à fatia. O Fauna & Flora para brunches e o Boteco da Linha para petiscos e cervejas são outras paragens obrigatórias a poucos passos da linha de comboio.

  • Atracções
  • Cascais

Já em São João do Estoril tem diversos pretextos para sair do comboio. A começar pelos bolos, pastéis de nata, croissants e bolachas de fabrico próprio da Pastelaria Girassol, a preferida dos alunos do liceu ali mesmo ao lado. Não deixe de provar também os hambúrgueres e as sandes (ou os gins) da Tasquinha Brimar; as pizzas e massas do italiano Angolo Divino; ou o açaí e salgadinhos brasileiros do Tasty Açaí. Tudo sem andar muito.

Publicidade
  • Atracções
  • Praias
  • Cascais

A estação do Estoril tem, sem dúvida, uma das melhores localizações de toda a Linha. Dali, bastam poucos passos para estar no Paredão ou estender-se na Praia do Tamariz (se estiver disposto a dar um passeio à beira-mar, num instantinho põe-se na Praia da Poça). Do lado de cima da ruam tem os jardins do Casino Estoril. Nas arcadas, ao lado, vale a pena conhecer os pratos do Deck-Bar, inaugurado nos anos 1920 (!) e que ao longo das décadas se tornou um ponto de encontro para muitas famílias e amigos da zona. Do outro lado, outro clássico: a Garrett. Para uma refeição mais composta, suba as escadinhas do Gordinni, onde nunca faltam picanha e iguarias italianas; e, mesmo na praia, conte com o peixe grelhado (e a deliciosa vista para o mar) do Bolina Restaurante.

  • Atracções
  • Praias
  • Grande Lisboa

A penúltima paragem desta viagem acontece no Monte Estoril. A estação fica na Avenida Marginal, enquanto quase toda a (imensa) actividade desta zona acontece pela Avenida Sabóia acima, até ao topo do monte. Perto da estação, portanto, tem o Cimas, um restaurantes cheio de história, com pratos de caça e uma lareira quentinha, ideal para os dias de Inverno; e pelo Bago du Vin Gourmet Bar & Terrace, o restaurante sofisticado do hotel Intercontinental Estoril-Cascais, com vista directa para o mar. Da estação, basta passar o túnel para estar no paredão que segue até Cascais. Não deixe de dar um mergulhinho na Praia das Moitas (conhecida entre os locais como Praia da Rata, mas sem ratos nem nada que se pareça).

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Cascais

Próxima e última paragem: Cascais. Chegamos ao fim deste bonito passeio bem no centro da vila, onde se pode encontrar o icónico Trem Velho, renovado nos últimos anos e que ganhou o cunho de steakhouse. Se descer a Avenida Valbom, conte com o café de especialidade da Fábrica Coffee Roasters; os croissants d’O Melhor Croissant da Minha Rua; e as especialidades italianas do La Tagliatella. Estava a pensar numa paragem mais sofisticada? Então marque mesa no Bougain e aprecie uma das mais bonitas esplanadas da vila.

Mais Cascais

  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

Não temos nada contra ficar estendido ao sol ou a encher a barriga de peixe e marisco. Mas há mais, muito mais para fazer em Cascais, num equilíbrio perfeito entre história, natureza e diversão. Estas rotas pedestres auto-guiadas, do Guincho ao Estoril, pela costa ou no meio da natureza, prometem mostrar-lhe o outro lado da região. 

  • Restaurantes

Durante alguns anos, a Marina de Cascais perdeu o fulgor que tivera no início do milénio e deu por si com cada vez menos vida – e clientes. Muitos locais dizem mesmo que estava "ao abandono”. Porém, nos últimos anos, sobretudo desde a requalificação arquitectónica e com a abertura de várias lojas, a marina tem conseguido revitalizar-se e voltar a encher-se de gente, sendo agora um óptimo destino para famílias e para quem passeia por Cascais.

Publicidade
  • Coisas para fazer

Embora seja célebre para quem conhece bem Cascais, a Casa da Guia permanece como um dos segredos mais bem guardados da região. Fica entre a vila e o Guincho, tem uma vista extraordinária e no interior esconde lojas diversas e restaurantes com esplanadas fantásticas, que se dividem entre o palácio e os jardins. 

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade