A Time Out na sua caixa de entrada

Berezka
Francisco Romão PereiraYana Pskhatsieva e a filha

Berezka: o Estoril ganhou um mercado de produtos do leste da Europa

Dos peixes às cervejas, dos jogos de tabuleiro aos gelados, há todo um mundo diferente para experimentar.

Escrito por
Ricardo Farinha
Publicidade

Entrar no Berezka é como fazer uma viagem ao leste da Europa. De conservas e compotas até vodkas, bombons ou jogos de tabuleiro, o novo mercado do Estoril tem produtos de praticamente todos os países da antiga União Soviética. Já é o terceiro em Portugal, todos de Yana Pskhatsieva, cidadã do Uzbequistão com 46 anos que se mudou com a família para a ponta oeste da Europa em 2001.

O cunhado de Yana já morava por cá há algum tempo. Em busca de mais oportunidades e melhores condições de vida, Yana e o marido decidiram juntar-se também. Logo em 2002, abriram o primeiro Berezka, em Setúbal, numa altura em que já existia uma grande comunidade do leste da Europa mas a oferta de produtos desses países era muito reduzida. Seguiu-se, por volta de 2008, a abertura de um espaço em Cascais, bem próximo do Mercado da Vila.

Berezka
Francisco Romão Pereira

Agora foi a vez do Estoril: o novo Berezka instalou-se em Fevereiro num local onde outrora funcionara uma loja de jardinagem. Desde que começou a guerra na Ucrânia que muitos cidadãos ucranianos e russos se mudaram para Portugal, com uma forte comunidade com poder de compra a instalar-se na zona de Cascais — que já se reflecte, por exemplo, na abertura de espaços pelo concelho, como é o caso do Liberty e do Unity. Yana Pskhatsieva identificou o aumento da procura e decidiu aumentar o negócio.

“Temos produtos de toda a antiga União Soviética”, explica. “Acabamos por conhecer as coisas dos diferentes países, e há muitos elementos em comum. É como os portugueses conhecerem a comida brasileira.” Desde as cervejas russas e ucranianas aos arenques famosos nos países do Báltico, são muitos os produtos típicos que por ali se encontram. 

Berezka
Francisco Romão PereiraA célebre cavala fumada

Lista de compras

No Berezka vende-se cavala fumada, os bolinhos de queijo syrniki, funcho, massas recheadas com carne, gelados em copo de waffer, tiras de bacalhau salgado, couves ácidas, caviar ou queijos frescos cobertos com chocolate, leite condensado ou outros sabores.

Além de terem muitos clientes de todo o leste da Europa, atraem diversas pessoas dos países nórdicos onde alguns destes produtos também são comuns mas também vários portugueses curiosos, ávidos de experimentar coisas novas. O Berezka é mesmo o sítio ideal para isso.

Rua Samuel Gonçalves Sanches, 40, Estoril. Seg-Sáb 10.00-14.00, 15.00-20.00; Dom 10.00-14.00, 15.00-19.00

+ O que há de novo em Cascais

Últimas notícias

    Publicidade