A Time Out na sua caixa de entrada

Eduardo das Conquilhas
DREduardo das Conquilhas com o certificado do Guia de Restaurantes da Time Out de 2014

Morreu Eduardo das Conquilhas, o homem do marisco da Linha

Eduardo Santos tinha 93 anos. Há quase 60 fundou uma paragem incontornável da Parede: a cervejaria Eduardo das Conquilhas.

Hugo Torres
Escrito por
Hugo Torres
Publicidade

O Eduardo das Conquilhas vai estar encerrado nos próximos dias, pelo pior dos motivos: o homem que fundou o clássico restaurante da Parede, e lhe deu o nome, morreu este domingo, aos 93 anos. “Hoje o meu e nosso pai deixou-nos”, escreveu o filho Ricardo Santos nas redes sociais. “Partiu nos nossos braços, com todo o amor e carinho com que sempre nos deu e recebeu. Partiu em paz sossegado e rodeado de amor da nossa família.”

Eduardo Santos, que fica para a história como Eduardo das Conquilhas, abriu a sua casa em 1965. No início, vendia cafés, refrigerantes, pastéis de bacalhau, rissóis… “Só que isso não chegava”, recordava o próprio, num vídeo gravado em 2021. Foi então que uma funcionária sugeriu que passasse a constar uma especialidade no cardápio: as conquilhas. Dito e feito. “Todos os dias ia ao Mercado da Ribeira buscar dois quilinhos de conquilhas.” Quando chegou o momento de dar nome ao sítio, a solução veio da mesma funcionária. Nascia assim o Eduardo das Conquilhas, hoje uma instituição na Linha de Cascais e mesmo na Grande Lisboa.

“O meu pai é o nosso orgulho. Um percurso de vida lindo e inigualável. Estaremos cá para o orgulhar do que nos ensinou, os valores que nos passou. Vamos lembrar-nos muitas vezes da alegria que nos passava nas suas risadas e o vinho do Porto com que brindávamos nos momentos queridos”, lê-se ainda na publicação de Ricardo Santos, que além do apelido de família herdou também o cognome do pai: Ricardo das Conquilhas.

“O meu pai era querido por milhares de clientes. Tantas gerações de amor e carinho que sempre vinham à procura dele para o cumprimentar. Quem se lembra do amor com que o meu pai distribuía os chocolates pelas crianças? O meu pai foi um super pai.” Ricardo Santos partilha ainda as informações sobre os serviços fúnebres: o velório é na igreja da Parede, a partir das 15.00 desta segunda-feira, 25; a missa será no dia seguinte, terça-feira, às 11.00, seguindo o cortejo para Barcarena.

Mário Belém
© Francisco Romão Pereira/ Time OutMural Eduardo das Conquilhas por Mário Belém

Há menos de um ano, em Julho, Eduardo das Conquilhas foi homenageado com um mural do tamanho de um prédio perto da cervejaria e da estação de comboios. Autoria de Mário Belém, artista que frequenta o restaurante desde que se lembra, para lá de 40 anos.

Siga o novo canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

📍 Paragens obrigatórias na Parede

Últimas notícias

    Publicidade