A Time Out na sua caixa de entrada

Palaphita Cascais
Francisco Romão Pereira / Time OutPalaphita Cascais

Primavera em Cascais: 10 ideias para ser feliz na nova estação

Chegou a 20 de Março e promete dias mais longos e quentes. Desculpa perfeita para sair de casa e viver a Primavera em Cascais.

Vera Moura
Escrito por
Vera Moura
Publicidade

Associamos os destinos de praia a uma única estação do ano: o Verão, claro. Mas isso é uma grande injustiça. Em Cascais, pelo menos, não faltam coisas para fazer o ano inteiro, faça frio e chuva ou calor e sol. Agora que chegou a Primavera, enumerámos dez ideias para ser feliz na vila, quase todas ao ar livre, como os dias mais longos e mornos pedem. Comer, beber, passear, cantar, dançar – e até mergulhar, para os mais valentes – são alguns dos verbos que vai poder conjugar nos próximos meses. Ora espreite o melhor da Primavera em Cascais.    

Recomendado: O que há de novo em Cascais

Primavera em Cascais

  • Coisas para fazer

Se ainda não se dedicou como deve de ser à resolução de ano novo de praticar mais exercício físico, eis a estação que vai puxar por si de uma vez por todas. Vista o equipamento, calce os ténis e saia à rua: uma caminhada no Paredão que liga a Praia da Conceição à da Azarujinha ou na Ciclovia, ao longo da Boca do Inferno e da estrada do Guinho, sempre com vista para o mar, pode ser o pontapé de saída para ficar em forma mesmo a tempo do Verão. E não faltam outras opções: para onde quer que olhe, há possibilidades de malhar. Os campos de golfe têm fama internacional; as ondas para o surf idem, com uma série de escolas à disposição, a par de vários campeonatos organizados na zona. Há quintas com escolas de equitação; as primeiras partidas de ténis em Portugal foram jogadas em Cascais; e o boxe… bom, em 2024 toda a gente precisa de extravasar energias de alguma maneira.

Clique em Ler mais e prepare-se para suar.

Entrar no espírito brasileiro sem sair da vila
Francisco Romão Pereira / Time Out

Entrar no espírito brasileiro sem sair da vila

O clima tropical está no ar: atravessou o Atlântico e chegou a Cascais em força para animar esta Primavera. Duas das novidades gastronómicas mais empolgantes na vila são bem conhecidas no Rio de Janeiro – o Guimas, histórico carioca com mais de 40 anos, serve especialidades típicas como a moqueca de peixe, camarão e lulas e os pastéis de camarão ou queijo brie; e o novíssimo Sult trouxe o premiado chef Nelson Soares e a sua cozinha italiana com toques de minimalismo nórdico para bem perto da Baía. 

Já o Palaphita (na fotografia), que há alguns anos traz um pouco da Amazónia para a Casa da Guia, acaba de apresentar as novidades da estação. Sabe o que é pavulagem? Já ouviu falar de emperiquitada? Chibata, pai d'égua – isto diz-lhe alguma coisa? As expressões típicas do norte do Brasil enchem a nova carta e dão nome a pratos de mandioca, açaí, caju ou cupuaçu.

Publicidade
  • Atracções
  • Parques e jardins

Não podem ver um raio de sol que os cascaenses correm logo todos para a praia. Mas nem só de areia e mar se faz a linha: o Parque Marechal Carmona também é um óptimo destino para os dias mais soalheiros. Tem relvados extensos, lagos, percursos românticos, uma mata com árvores de grande porte e um parque infantil dividido em três partes (uma para cada idade). Patos, galos e pavões passeiam-se sem vergonha, à espera da comida que os guardas não deixam ninguém dar. Situado em pleno bairro dos museus, entre a Casa das Histórias da Paula Rego e o Centro Cultural de Cascais, este jardim criado na década de 40 recebe, todos os sábados, um mercadinho biológico, com fruta, verduras, compotas, pão e bolos regionais.

O Marechal Carmona é o mais popular e visitado, mas há outras zonas verdes que vale a pena explorar em Cascais: o tranquilo Parque Palmela, com um circuito de arborismo e um percurso de manutenção; o Parque da Ribeira dos Mochos, que acolhe os Viveiros de Cascais (onde crescem as espécies que são depois replantadas em diferentes zonas verdes do concelho); ou o Parque Urbano Bosque dos Gaios, com pistas para bicicletas, zona de merendas, um miradouro e circuito de manutenção.

  • Coisas para fazer

A menos de uma hora de Lisboa – e à distância de uma belíssima viagem de comboio, primeiro ao longo do rio, depois à beira-mar – não faltam praias para estender a toalha na areia e dar um mergulho em Cascais. De Carcavelos ao Guincho, partilhamos várias sugestões de praias: só tem de escolher onde ir fazer fotossíntese e molhar o corpinho. E quando a fome começar a apertar não se fique pela clássica bola de Berlim: não faltam restaurantes e bares abertos ao longo de todo o paredão, bem como nas redondezas dos melhores areais.

Clique em Ler mais para escolher em que praia vai molhar os pés nesta Primavera. 

Publicidade
  • Restaurantes

Há qualquer coisa de alegre numa rua pintada, seja cor-de-rosa ou azul (como há em Lisboa) ou amarela. Nesta última – em pleno centro histórico de Cascais, no eixo que compreende as ruas Nova da Alfarrobeira, Alexandre Herculano e Afonso Sanches – paira uma vibração boa, quase como se estivéssemos noutro território, de férias. Foi aqui que a Câmara instalou, desde o Verão 2020, uma zona dedicada à restauração de rua, sem trânsito, e cheia de gente animada de um lado para o outro. Cada vez mais um ponto de paragem obrigatório para cascalenses e visitantes quando os objectivos são comer bem, beber um copo e dar um pezinho de dança, tudo no mesmo raio de acção, sem ter de andar de carro ou uber de um lado para o outro, conheça os melhores restaurantes na Rua Amarela. Basta clicar em Ler mais.

Aproveitar os dias mais compridos para um copo depois do trabalho
DR

Aproveitar os dias mais compridos para um copo depois do trabalho

Desperdiçar a hora extra de luz em casa não vale. Mesmo que a famosa ventania de Cascais dê um ar da sua graça ou que ainda seja preciso uma malhinha ao fim do dia, entregue-se àquele copo ao pôr-do-sol com vista para o mar que não bebe desde o Verão passado.

Na baía, um dos melhores sítios para o fazer é o Hífen, com bom ambiente o ano inteiro e uma carta de cocktails que combina com todas as estações. Entre os hotéis que convidam hóspedes e não-hóspedes a desfrutar dos seus bares em varandas sobre o oceano estão o clássico Albatroz, sobre a praia da Conceição, e o mais moderno Intercontinental Cascais-Estoril, mesmo em cima do Paredão. Com as saudades que já tínhamos destes copos ao fim-do-dia, os brindes até vão saber melhor. 

Publicidade
  • Atracções
  • Quintas

Na Grande Lisboa, o campo nunca anda muito longe da urbe e a Quinta do Pisão é um belo exemplar. Faz parte do Parque Natural de Sintra-Cascais e está sempre aberta para visitas. Além do património ecológico, é possível visitar equipamentos recuperados pela Câmara Municipal de Cascais, como estábulos, eiras, poços ou mesmo os fornos que durante o século XIX ajudavam à produção de cal nesta zona. Os animais residentes vivem em modo livre, de cavalos e burros a ovelhas e borregos. Descubra este paraíso com muitas vidas e não deixe de visitar a nova instalação de arte ambiental "Uma semente cria uma floresta", de Roger Rigorth.

  • Compras

A nova estação convida a arrumar as camisolas mais quentes e os casacos pesados, em troca de kits mais leves e coloridos. Para se inspirar, porque não varrer umas montras de Cascais? 

Clique em Ler mais e fique já a saber onde é mais tentador abrir a carteira e passar o cartão.

Publicidade
  • Música

O Hipódromo Manuel Possolo, habitual epicentro do Cooljazz em Cascais, recebe a primeira edição nacional do festival de música brasileira Coala, numa versão lusofóna, que “une as pontas do triângulo África, Portugal e Brasil”. A poucos dias da chegada do Verão, poderá ouvir Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Pongo, EU.CLIDES, Mayra andrade, Carminho, Pongo ou Rubel.

  • Restaurantes

Agora que se foi a estação das maratonas de séries no sofá ao fim-de-semana, voltou o tempo do brunch. Em Cascais há uma série de restaurantes e cafés que se renderam ao grande pequeno-almoço tardio – muitos têm vista mar para fotografias com cenários idílicos e uma mesa farta.

Dos pequenos-almoços de hotel onde tem direito a tudo (incluindo espetáculo de showcooking) aos cafés mais pequeninos, com opções minimalistas ou nórdicas, passando também pela cozinha saudável e pelos espaços para os miúdos correrem e brincarem à vontade, clique em Ler mais para encontrar uma lista cheia de opções para brunches em Cascais.

Mais Cascais

  • Coisas para fazer

Seja no Verão ou no Inverno, faça chuva ou faça sol, Cascais tem sempre coisas para fazer sem gastar muito dinheiro. Aliás, nem um tostão. Das praias aos museus e palácios, passando por sítios especiais e instagramáveis como a Duna da Cresmina ou a Boca do Inferno, são muitas as coisas que pode fazer, ou locais a visitar, de forma gratuita, em todo o concelho, ao longo do ano. Faça passeios de barco, fotografe a arte urbana, assista a concertos de jazz. Assim não há desculpas para não não se perder numa das zonas mais bonitas do país.

  • Coisas para fazer

A viagem entre Carcavelos e Cascais, pela linha de comboio, faz-se em menos de 15 minutos – quase sempre com vista para o mar. Mas… se quiser realmente aproveitar o trajecto, ele pode demorar horas. Ou até dias, se quiser voltar para conhecer o que lhe falta. No fundo, aqui o que importa é a viagem, não o destino. Junto das sete estações de comboio do concelho de Cascais existem restaurantes, lojas, cinemas, salas de concertos, parques públicos e praias que vale a pena visitar. Do Eduardo das Conquilhas na Parede ao Deck-Bar no Estoril, passando pelo Cimas no Monte Estoril e pelo Atlântida Cine em Carcavelos, há toda uma Linha de Cascais para descobrir a fundo.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Caminhadas e passeios

Não temos nada contra ficar estendido ao sol ou a encher a barriga de peixe e marisco. Mas há mais, muito mais para fazer em Cascais, num equilíbrio perfeito entre história, natureza e diversão. Estas rotas pedestres auto-guiadas, do Guincho ao Estoril, pela costa ou no meio da natureza, prometem mostrar-lhe o outro lado da região. Para os mais aventureiros a informação que se segue é mais do que suficiente. Já os mais cautelosos podem entrar no site Visit Cascais e fazer download do guia para cada um dos trilhos, que, além de outras informações, incluem ainda um mapa e ilustrações da fauna e flora que podem encontrar ao longo do caminho. Assim, da próxima vez que estiver entediado em casa ou a reclamar porque faz pouco exercício, lembre-se que a solução pode passar por aqui. Para isso basta vestir uma roupa e calçado confortáveis, preparar uma mochila com o que precisa (leia-se snacks, água, telemóvel e máquina fotográfica) e fazer-se à estrada.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade