Parque da Pícua


Directamente em frente à construcção PLENO, o Parque da Pícua é um jardim largo, casa de árvores centenárias, que sombreiam as mesas de merendas, os bancos, as estruturas de exercício físico ao ar livre e o recente equipamento de fitness de alto rendimento.
A qualquer hora do dia, é possível encontrar aqui pessoas de todas as idades a praticar calistenia, jogar jogos tradicionais, como a sueca ou dominó, e a caminhar. José Leite, de 63 anos, mora justamente em frente ao parque, no Edifício Terra, e integra um dos três grupos de caminhada que se juntam todas as manhãs (e, por vezes, tardes) para andar e conversar à volta do jardim.
“Na nossa idade, é importante fazer exercício e mantermo-nos activos. Éramos vários a vir aqui caminhar todos os dias e os grupos acabaram por se formar”, partilha. “Tirando as obras, esta zona do parque é calma, por isso não saímos muito daqui”, acrescenta José, natural de Águas Santas.
O senhor, que desde sempre viveu na zona, vê com bons olhos a evolução da Pícua. “Estes espaços como o parque são muito importantes para a comunidade. As pessoas chegam e vêem os velhinhos a jogar cartas, ou mesmo nós a caminhar, e claro que ficam com vontade de se mudar para aqui, principalmente se vierem em família. Os meus vizinhos novos são maioritariamente famílias”, sublinha.
Assim como ele, Ana Torres, de 24 anos, também caminhante da zona, aprecia o cuidado do jardim e realça a sua importância para a comunidade. “Eu sou do Alto da Maia, mas costumo andar até aqui. Caminhar pelo jardim é mais agradável - gosto de ver as outras pessoas a fazer exercício também”, partilha a jovem.
As novas máquinas vão desde as barras horizontais às barras paralelas, pranchas para abdominais, rodas e até se disponibilizam pesos. António Castro, de 70 anos, treina ali todos os dias e expressa que esta é uma boa maneira de manter a população circundante activa. “É bom para quem não gosta muito do ambiente de ginásio e prefere o ar livre”, partilha o senhor, na pausa dos seus exercícios de abdominal e core.
Se as crianças não estiverem voltadas para o exercício, podem ficar a brincar no parque infantil - que inclui escorregas, baloiços e caminho de obstáculos. Também existem bebedouros, para pessoas e amigos caninos.