Scorpions no MEO Marés Vivas: as lendas do rock celebram 60 anos de carreira
Se a carreira dos Scorpions fosse uma pessoa, não faltaria assim tanto tempo para meter os papéis para a reforma. Mas em anos de banda, já ultrapassou há muito a média de idades no activo. A banda alemã fundada em 1965 anda a dar a volta ao mundo em concertos, numa digressão que assinala 60 anos de muito rock, baptizada Coming Home World Tour. Os Scorpions são os cabeças de cartaz do primeiro dia do Marés Vivas, que arranca já esta sexta-feira.
Depois de uma passagem pela América Latina, a digressão chegou à Europa no início de Junho. A porta de entrada foi a Suécia e, desde então, já passaram pela Letónia, Polónia, França, Espanha, Alemanha e Itália. E sem gastar todos os cartuchos, até porque após o concerto em Portugal têm uma agenda cheia até ao mês de Outubro.
Quem são os Scorpions?
Os fãs menos hard core não são estranhos a temas como “Rock You Like A Hurricane” ou “Wind Of Change”, dois dos temas mais populares da banda. No entanto, ao longo de 60 anos, os Scorpions têm quase duas dezenas de álbuns cheios de temas originais, ou seja, são cerca de 280 os temas que criaram desde a fundação da banda, na cidade de Hannover. Os Scorpions já tiveram várias formações e hoje são compostos por Klaus Meine (vocalista, desde 1969), Rudolf Schenker (guitarrista, fundador), Matthias Jabs (guitarrista, desde 1978), Mikkey Dee (bateria, desde 2016) e Paweł Mąciwoda (baixo, desde 2003).
E pelo caminho, estes escorpiões foram fazendo história. Por exemplo, em 1988, tornaram-se a primei