TOA
DR
DR

Shh, não conte a ninguém. Cinco bares speakeasy para conhecer no Porto

Dê atenção aos detalhes e parta à descoberta destes espaços acolhedores, sossegados e envoltos em secretismo.

Ana Catarina Peixoto
Advertising

São espaços acolhedores, sossegados e, acima de tudo, são locais secretos – ou passam despercebidos para quem não procura com atenção. O conceito dos bares speakeasy surgiu durante a Lei Seca nos Estados Unidos, pouco depois da produção, transporte e comércio de bebidas alcoólicas terem sido proibidas, durante os anos 20 do século XX. Os estabelecimentos que vendiam álcool ilegalmente nessa época eram conhecidos como speakeasy, porque era necessário falar (speak) com cuidado (easy).

A lei foi, mais tarde, revogada, mas o ambiente encontrado nos speakeasy já tinha ganho adeptos em todo o mundo e chegou ao Porto mais recentemente. Entre locais mais discretos e não tão óbvios à partida, a bares que cumprem à regra o conceito, misturam-se outros espaços que guardam o segredo dos cocktails. Afaste a cortina e espreite estes carismáticos bares speakeasy para beber um copo no Porto. E guarde bem este segredo. 

Recomendado: Os melhores bares no Porto

Bares speakeasy para conhecer no Porto

A música que ecoa no andar de cima vai desaparecendo à medida que descemos as escadas deste espaço no centro do Porto, num local secreto, que só é revelado no momento da reserva. Após algumas indicações para descobrir a entrada, chegamos ao Apotecário, o bar speakeasy que abriu no Porto no início de 2025 e que traz uma experiência única e personalizada, com cocktails ajustados a cada pessoa feitos pelo bartender Pedro Duarte. O espaço é confortável e intimista e a ideia é que este “laboratório de sabores” sirva a bebida adequada a cada pessoa, consoante o mood em que está nesse dia, o que gosta, o que não gosta e o quão aberto está a esta experiência. Os cocktails são feitos sempre com produtos locais e da época e a carta não é, por isso, fixa, sendo que cada bebida tem um preço base de 15€. As reservas são feitas através da página do Apotecário e a partir daí receberá todas as informações sobre a localização deste espaço.  

Escondido num jardim asiático, com um ambiente inspirado na religião do yin e yang, o Toa é um bar speakeasy que serve uma Ásia autêntica, através de cocktails de autor e de pratos para partilhar. Aqui, o caos e as preocupações ficam à porta e entra-se num refúgio de tranquilidade — mas antes é preciso descobrir como lá chegar (as instruções são dadas no momento da reserva). O ambiente é tranquilo, acolhedor e secreto, inspirado nos bares speakeasy que surgiram durante a Lei Seca nos anos 20 dos Estados Unidos. Os cocktails de autor são a estrela da casa, mas brilham também pequenos pratos de inspiração asiática, sem grandes adaptações, entre pratos frios, mais reconfortantes, e ainda saborosas sobremesas. 

Advertising

Na barbearia Bigorna, junto ao Mercado do Bolhão, o corte de cabelo não vem só. Os bastidores do salão são agora casa do Bigorna Social Club, um bar inspirado nos speakeasy dos anos 20. Numa atmosfera industrial e misteriosa, o holofote está na mesa de bilhar, bem ao centro. E para acompanhar a partida, há sete cocktails de autor - "clássicos com um twist". À sexta-feira e ao sábado, o espaço enche-se de música e movimento, com actuações de DJs locais.

No Maison Albar - Le Monumental Palace, localizado na Avenida dos Aliados, vive um recanto que permite viajar até aos loucos anos 20, através das bebidas e do ambiente que recria o espírito dos primeiros speakeasies. Da música à arquitectura, passando pela emancipação feminina e pelo mistério destes clubes secretos e privados, a carta de cocktails é focada no espírito irreverente da época e há ainda deliciosos petiscos preparados pelo chef Julien Montbabut, chef executivo do hotel e do restaurante Le Monument, distinguido com uma estrela Michelin desde 2022. 

Advertising

Quando aqui chegar, toque à campainha e espere. André e Sofia Santos vão abrir a porta do Panóplia, um bar para ser apreciado com tempo, entre cocktails, o conforto de uma casa acolhedora e um mini-mercado com enchidos, queijos e conservas. Apesar de não se considerar um speakeasy no seu termo mais puro, o Panóplia tem o ambiente discreto e sossegado que os caracteriza, bem como uma variedade de funcionalidades. A carta de cocktails permite uma viagem pelo mundo e há enchidos, queijos e outros petiscos que pode provar, mas com uma particularidade: tal como num mercado, os produtos estão expostos numa vitrine e a lógica é que os clientes possam ver tudo o que está disponível e escolher o que vão querer consumir. Os enchidos e os queijos são cortados na hora e servidos à mesa. À saída, aproveite e compre os produtos que estão à venda nos armários antigos  entre azeite, conservas e vinho.

Mais bares no Porto

  • Cafés

Somos exímios praticantes na arte de sentar em esplanadas e beber até ao sol se pôr, aproveitando o bom tempo para petiscar, conversar com os amigos e fazer um pouco de fotossíntese, absorvendo toda a vitamina D que conseguimos, especialmente depois de um longo Inverno. Foi a pensar nessa necessidade vital que reunimos as melhores esplanadas no Porto: com vista para o rio ou à beira-mar, mais recentes ou renovadas, com café de especialidade, música ao vivo, boas mesas para almoçar ou jantar ou doces de comer e chorar por mais. Entre nesta lista, ligue aos amigos e combine o próximo encontro ao ar livre. 

Recomendado: 11 wine bars no Porto que tem de conhecer

Há poucas coisas tão boas na vida como beber um copo ao fim do dia. Se a isto puder juntar a companhia de um amigo, dois dedos de conversa, uma tábua de queijos e enchidos, e uma vista sobre a cidade de cortar a respiração, tanto melhor. A pensar nas tardes de sol, seja qual for a estação do ano, preparamos-lhe esta lista com os melhores rooftops do Porto, para que possa desfrutar do seu tempo livre da melhor maneira. Quem é amigo, quem é? 

Recomendado: Os dez melhores sítios para ver o pôr-do sol no Porto

Advertising

Há noites em que só apetece virar as costas ao mundo e abanar o corpo de copo na mão. Nos melhores clubes e discotecas do Porto, há lugar para tudo e para todos – desde o techno indutor de dores no pescoço, ao funk quebra-costas e aos concertos dignos de festival de Verão. Obrigatória é a boa música e o bom ambiente. E disso há muito nesta lista de locais de diversão nocturna do coração portuense. Conte com os espaços mais emblemáticos da cidade, programações alternativas e alguns copos a mais.

Recomendado: Saiba onde encontrar os melhores bares no Porto

Recommended
    Latest news
      Advertising