A música que ecoa no andar de cima vai desaparecendo à medida que descemos as escadas deste espaço no centro do Porto, num local secreto, que só é revelado no momento da reserva. Após algumas indicações para descobrir a entrada, chegamos ao Apotecário, o bar speakeasy que abriu no Porto no início de 2025 e que traz uma experiência única e personalizada, com cocktails ajustados a cada pessoa feitos pelo bartender Pedro Duarte. O espaço é confortável e intimista e a ideia é que este “laboratório de sabores” sirva a bebida adequada a cada pessoa, consoante o mood em que está nesse dia, o que gosta, o que não gosta e o quão aberto está a esta experiência. Os cocktails são feitos sempre com produtos locais e da época e a carta não é, por isso, fixa, sendo que cada bebida tem um preço base de 15€. As reservas são feitas através da página do Apotecário e a partir daí receberá todas as informações sobre a localização deste espaço.
São espaços acolhedores, sossegados e, acima de tudo, são locais secretos – ou passam despercebidos para quem não procura com atenção. O conceito dos bares speakeasy surgiu durante a Lei Seca nos Estados Unidos, pouco depois da produção, transporte e comércio de bebidas alcoólicas terem sido proibidas, durante os anos 20 do século XX. Os estabelecimentos que vendiam álcool ilegalmente nessa época eram conhecidos como speakeasy, porque era necessário falar (speak) com cuidado (easy).
A lei foi, mais tarde, revogada, mas o ambiente encontrado nos speakeasy já tinha ganho adeptos em todo o mundo e chegou ao Porto mais recentemente. Entre locais mais discretos e não tão óbvios à partida, a bares que cumprem à regra o conceito, misturam-se outros espaços que guardam o segredo dos cocktails. Afaste a cortina e espreite estes carismáticos bares speakeasy para beber um copo no Porto. E guarde bem este segredo.
Recomendado: Os melhores bares no Porto

















