Leonardo Kuhn Oliveira

Leonardo Kuhn Oliveira

Articles (20)

Dia Mundial da Lasanha: onde provar as mais deliciosas no Rio

Dia Mundial da Lasanha: onde provar as mais deliciosas no Rio

Ah, mas é claro que ela teria um dia só pra ela, como que não? Maravilhosa, divina, apetitosa. Lasanha é comida que você pode tanto acordar ou ir dormir com vontade dela. 29 de Julho, Dia Mundial da Lasanha, e a Time Out selecionou algumas delas que você precisa provar no Rio. Ah, e tem para todos os bolsos e gostos, viu?! Da tradicional à veggie, incluindo opções diferentonas. Sim, elas são versáteis e cabem em diferentes receitas.
(Re)Carregar as energias: o que fazer nas férias de julho com as crianças

(Re)Carregar as energias: o que fazer nas férias de julho com as crianças

Os centros culturais bombam! O Centro Cultural Banco do Brasil RJ conta com uma programação repleta de atividades gratuitas envolvendo arte, música, teatro e contação de histórias criadas pela equipe do CCBB Educativo - Lugares de Culturas. Destaque para a apresentação do coletivo de artistas e cia teatral Costurando Histórias. Na brincadeira, as crianças participam da confecção de um tapete com elementos da contação enquanto exercitam leituras. No Museu do Amanhã, as férias já começaram com atividades infantis gratuitas durante todos os finais de semanas e terças-feiras, não faltarão histórias para contar. Entre atividades com música, literatura, aprendizado de libras e de compostagem na horta, a “Caverna dos Sonhos” convida os pequenos a conhecer mais sobre arqueologia, enquanto os “Microcariocas” permitirão que, brincando de cientista, seja possível explorar micro-organismos existentes na água.  Sem escapar das tendências, o “Amanhã Goods” permite que se conheça a Mata Atlântica pintando e, com o “Projetando Ideias” a criançada construirá o seu próprio projetor caseiro.  Programe-se!
Uma lista atualizadas dos arraiás

Uma lista atualizadas dos arraiás

Quem não gosta de festa junina? Aquele período do ano que saímos de blusa quadriculada/vestido remendado, comemos comida típicas sem se preocupar e dançamos ao som de muito forró. Pensando nisso, reunimos as melhores festas juninas a julinas espalhadas pela cidade.
5 de Julho: Dia da Comida Mineira

5 de Julho: Dia da Comida Mineira

Ela é patrimônio imaterial, transparece a identidade e a história do estado. A comida mineira é um marco à mesa, além de ser um fator de desenvolvimento ecônomico e social, impulsionando o turismo e a geração de postos de trabalho. São pratos típicos e técnicas culinárias que atravessam gerações. Tem uma data todinha só pra ela, 5 de Julho - em homenagem ao nascimento de Eduardo Frieiro, autor do livro ''Feijão, angu e couve - Ensaio sobre a comida dos mineiros''. Por isso, listamos uma sequência de casas que evocam esta cozinha. Confira Abaixo:
Soltando a voz: os melhores Karaokês do Rio de Janeiro

Soltando a voz: os melhores Karaokês do Rio de Janeiro

Surgiu no Japão em 1970, foi febre nos anos 90 e segue cativando o público até hoje. O bom e velho Karaokê nunca sai de moda. Seja pra aniversários, saídas com amigos ou só uma curtição despretensiosa, o programa é sempre uma boa pedida. Pensando nisso, reunimos os melhores lugares para você cantar seus artistas favoritos (e "Evidências", claro).
Melhores lugares para assistir a Copa do Mundo de Clubes 2025

Melhores lugares para assistir a Copa do Mundo de Clubes 2025

A Copa do Mundo de Clubes por si só já é muito especial, mas para o Rio de Janeiro, única cidade do mundo com 3 representantes, o evento é ainda maior. Pensando nisso, reunimos as melhores opções para que o torcedor possa ter uma experiência incrível torcendo pelo seu time, seja em um grande evento ou em um bar assistindo pelo telão.
Dia dos Namorados: menus especiais, mimos e promoções

Dia dos Namorados: menus especiais, mimos e promoções

Um brinde ao amor! É chegada a data mais romântica do ano: 12 de junho, o Dia dos Namorados. Que tal um jantar a dois para impressionar e esta noite marcar? Para auxiliar na  comemoração, reunimos em um roteiro algumas das boas dicas para uma noite romântica no Rio, para diferentes gostos e bolsos. O que vale é amar…
Musicais para ver (e cantar junto) em junho

Musicais para ver (e cantar junto) em junho

Para os apaixonados por musical, essa é sua hora! O Rio está com opções para todos os gostos: Rock com Rita Lee, MPB com Djavan, Elza Soares e Chico Buarque e músicas do sertão nordestino nas demais peças. Escolha seu favorito e aproveite o espetáculo.
Hambúrguer da vez? Dez opções de chef no Rio

Hambúrguer da vez? Dez opções de chef no Rio

Me nego a escrever ''Burger'', mas há quem insista. Os motivos são vários, porém como tem coisas que dispensam razões para serem celebradas, vamos reunir na coluna de hoje dez endereços onde o hambúrguer vai além da Semana do Burger. Acabei escrevendo por forças maiores. Recomendado: Os melhores restaurantes do Rio de Janeiro
The best official Carnival "blocos" of 2025

The best official Carnival "blocos" of 2025

On the streets of Rio, Carnival has already begun, and there will be 482 official parades in 2025, those authorized by public authorities. With so many options, it can be difficult to choose where to enjoy the revelry, which is why we’ve put together a diverse list of the best blocs this year. There are parades for those who prefer the traditional, with marches and samba-enredos of their own, as well as parties for rock lovers and even for the nerds who aren't that into the genre. In other words, only those who don’t want to join in won’t be part of the fun. Check out our selection below, along with a brief history of each one.

Listings and reviews (186)

Maria da Canção

Maria da Canção

O Rio de Janeiro recebe o show ''Maria da Canção'', com a cantora e compositora Mariene de Castro e o também cantor e compositor Roberto Mendes. A parceria entre os dois músicos mergulha na cultura e nos ritmos baianos. No dia 26, ao final do espetáculo, os dois artistas vão fazer um bate-papo com o público presente.
Através do véu verde

Através do véu verde

Com curadoria de Nicolas Martin Ferreira e texto de Paulo Herkenhoff, o argentino Edo Costantini faz sua estreia em um museu brasileiro. A exposição reúne uma década de produção do artista - entre fotos, vídeos, músicas e uma série de esculturas em bronze.  A obra de Edo gira em torno da natureza, retratado por meio de representações etéreas das florestas do norte do estado de Nova York. Inspirado nesses percursos e em pesquisas sobre a floresta e plantas sagradas, a mostra conta com 20 fotografias, uma instalação intitulada Opium Whispers em homenagem a Jean Cocteau e a projeção de Last Survivors, um filme de 30 minutos, filmado no mesmo período. 
Belo

Belo

Considerado um dos maiores cantores de pagode do Brasil, Belo sobe no palco em seu novo projeto chamado ''Os Maiores Sucessos na Pista” cantando músicas marcantes dos seus mais de 30 anos de carreira, incluindo sua trajetória solo e com grupo. O repertório promete emocionar o público, contando com clássicos do pagode e da música romântica como Reiventar, Farol das Estrelas e Perfume.
Menos é Mais

Menos é Mais

Sucesso nacional e um dos grupos mais populares da nova geração do pagode, o grupo Menos é Mais vem para o Rio de Janeiro animar o público com músicas como Lapada dela, Coração Partido e Melhor eu ir. 
Dilsinho

Dilsinho

Um dos grandes nomes da nova geração do pagode, Dilsinho traz sua turnê ''Diferentão 2025''. Conhecido por hits como Péssimo Negócio, Pouco a Pouco, Refém e Trovão, o cantor traz músicas de seu projeto mais recente, que tem o mesmo nome da turnê. 
Galeria Provisória

Galeria Provisória

Após sucesso em Botafogo e Ipanema, o projeto visual do artista Anderson Thives, chega no Via Parque Shopping, na Barra da Tijuca. Mais do que uma simples galeria, o local também abriga o estúdio de Anderson, permitindo os visitantes a acompanharem o ''making off'' da criação do artista. Com mais de 60 obras em exibição, o acervo reúne desde suas icônicas colagens com papel – sua marca registrada – até esculturas, instalações e criações feitas com materiais reciclados e reaproveitados. Local: Via Parque Shopping - Av. Ayrton Senna, 3000, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Ilusões

Ilusões

O ator, comediante e mágico Gabriel Louchard, reconhecido por unir mágica com humor, estreia a terceira edição do espetáculo internacional de mágica, Ilusões. Criado em 2019, o show já passou por diversas cidades e se consolidou como o espetáculo de ilusionismo mais original do país. Neste ano, o evento conta com atrações de destaque: o mundialmente renomado mentalista Javier Botia (Espanha), o jovem campeão de manipulação Junwoo Park (Coreia do Sul), o irreverente estilo clown de John Henry (Suécia) e o humor inteligente de Jimmy Delp (França). 
Exposição Cazuza Exagerado

Exposição Cazuza Exagerado

O poeta vive! Com curadoria de Lucinha Araújo, a exposição é uma experiência imersiva que mergulha o público na história de Cazuza e celebra os 40 anos de seu icônico álbum Exagerado. A mostra conta com nove salas interativas, que retratam a intensa trajetória do cantor — desde o Barão Vermelho até sua carreira solo.   Local: Shopping LeblonMenores de 16 anos devem ser acompanhados por adultos
É da Nossa Natureza

É da Nossa Natureza

Com curadoria do babalorixá Márcio de Jagum, a artista Claudia Melli apresenta uma série de pinturas inspiradas no universo sagrado afro-brasileiro de matriz iorubá. A mostra reúne nove trabalhos inéditos que transportam o espectador pelas paisagens que evocam a espiritualidade dos orixás. 
Quando Vires um Centauro, Acredita Nos Teus Olhos

Quando Vires um Centauro, Acredita Nos Teus Olhos

Sob a curadoria de Fernanda Lopes, a artista Maria Baigur exibe um conjunto inédito de trabalhos que revelam uma dimensão importante da sua produção: o interessa da fotografia como construção da imagem, não só como maneira de olhar o mundo.
Água Fresca Para Flores

Água Fresca Para Flores

Com dramaturgia e direção de Bruno Costa, o fenômeno editorial recente da Europa, da escritora francesa Valerie Perrin, será adaptado para o teatro em um espetáculo-solo de Marcella Muniz. Na peça, Violette Toussaint é uma mulher comum, zeladora de um cemitério numa pequena vila da Borgonha. Seu dia a dia é movido pelo cuidado com as plantas e animais que lá habitam, e pelas confidências comoventes, trágicas ou até cômicas dos visitantes, que divide com o público, assim como suas memórias pessoais. Apesar da infância conturbada, de um marido desaparecido e de vários reveses, encontra conforto entre os rituais e as flores do cemitério. Ela, mesmo com tudo o que aconteceu, acredita de forma obstinada na felicidade. 
Arte Maker - Sociedade e Cultura Digital

Arte Maker - Sociedade e Cultura Digital

A mostra reúne obras de jovem artistas, todos estudantes do ensino médio das escolas Firjan Sesi, explorando o impacto cultural em nossas vidas. As criações envolvem videoartes, instalações, esculturas, pinturas e outras linguagens que convidam a refletir sobre como a tecnologia vem transformando nossas formas de expressão e interação.

News (55)

NFL no Rio: Maracanã vai receber jogos oficiais da liga pelos próximos cinco anos

NFL no Rio: Maracanã vai receber jogos oficiais da liga pelos próximos cinco anos

A NFL anunciou nesta sexta-feira, dia 26, um acordo para a realização de jogos de futebol americano no Rio de Janeiro. A liga realizará, no mínimo, três jogos de temporada regular nos próximos cinco anos na cidade. O Maracanã, estádio histórico para o futebol, será sede dos jogos. Ainda não há informações de equipes ou datas. A liga já realizou dois jogos oficiais no Brasil, ambos em São Paulo. O primeiro, em 2023, foi entre Green Bay Packers e Philadelphia Eagles - que viria a ser o campeão. E o segundo, ocorrido no último dia 5 de setembro, foi entre Kansas City Chiefs e Los Angeles Chargers, com um público de mais de 45 mil pessoas na Neo Química Arena. A decisão de adicionar o Rio como destino mostra a força do mercado brasileiro, que segundo a liga, tem 36 milhões de fãs de futebol americano. NFL reforça presença no Brasil Essa não será a primeira vez que a NFL pisa em solo brasileiro. A liga realizou dois jogos oficiais em São Paulo nos últimos anos. O primeiro, em 2023, colocou frente a frente Green Bay Packers e Philadelphia Eagles, que posteriormente se consagraram campeões. O segundo, no dia 5 de setembro deste ano, reuniu Kansas City Chiefs e Los Angeles Chargers diante de mais de 45 mil torcedores na Neo Química Arena.  
Liv Mundi celebra cultura, arte e sustentabilidade

Liv Mundi celebra cultura, arte e sustentabilidade

O Festival Liv Mundi chega ao Rio de Janeiro em uma edição que promete sensibilizar o público carioca para temas como sustentabilidade, diversidade e expressão artística. Inspirado pelos fluxos de rios, mares e maretórios, o tema deste ano é ‘‘A dança das águas’’, propondo uma travessia poética e política guiada pela água. O Liv acontece nos dias 20 e 21 de setembro, no MAM (museu de arte moderna), no bairro da Glória. O evento possui uma programação diversa com oficinas, apresentação de filmes, rodas de conversa, feira e mais. Entre os programas estão a Oficina de Dança e Percussão do Tambores de Olokun, a Kemetic Yoga - yoga africana, a oficina AfroFunk e a feira Junta Local. As atividades se iniciam às 9hrs e vão até 17hrs. Os ingressos gratuitos podem ser adquiridos através do site. O Liv Mundi, presente na cidade maravilhosa desde 2016, já se consolida como um marco no calendário cultural da cidade, promovendo uma experiência única de diversão, aprendizado e conscientização. 20 e 21 de setembro Local: Museu de Arte Moderna (MAM) Ingressos Gratuitos
Festival Rocky Spirit volta ao Rio de Janeiro

Festival Rocky Spirit volta ao Rio de Janeiro

O Rocky Spirit, um dos principais festivais de vida ao ar livre da América Latina, está de volta ao Rio após 2 anos. Neste ano, a 15a edição vai acontecer de forma gratuita no Posto 10 (Ipanema) nos dias 27 e 28 de setembro. A programação do evento une atividades na praia, oficinas para crianças, música e mais de 40 documentários, nacionais e internacionais, que abordam as temáticas de esportes, meio ambiente, viagem e histórias humanas. Desde sua criação, o festival, inspirado por mostras internacionais, se consolidou como referência no Brasil. Em 2025, o Rocky Spirit vai exibir 40 documentários de 13 países. A seleção inclui produções de diferentes lugares e com temáticas variadas, como o sueco ‘’Buoyancy – A Surf Story from Taiwan’’, que acompanha a luta pela liberdade a partir de uma surf shop; o português ‘’Spaghetti Week’’, sobre amizade e superação e o brasileiro ‘’Tainá’’, sobre a atleta olímpica que representou o país no surf em Paris. O festival também abre uma votação para a escolha dos melhores filmes nacionais e internacionais, com vencedores definidos por júri especializado e público. Além disso, alguns diretores brasileiros estarão presentes no evento para rápidas conversas com o público após as exibições. A programação vai das 15hrs às 20hrs.   Serviço:  27 e 28 de setembro Praia de Ipanema - Posto 10 Horário: 15hrs às 22hrs Entrada Gratuita   Programação completa:   27 de setembro (Sábado) 14h – Início do evento  14h às 17h – Oficina de slackline 15h – Aula d
O humorista e cantor Diogo Defante faz show em Realengo e conta sua relação com o bairro

O humorista e cantor Diogo Defante faz show em Realengo e conta sua relação com o bairro

Diogo Defante escolheu a dedo onde começar a turnê do projeto musical ‘‘Tífane’’. No dia 19 de setembro, o cantor e compositor vai se apresentar na Lona de Realengo (Arena Carioca Gilberto Gil), no bairro da Zona Oeste onde nasceu e iniciou sua trajetória. Essa apresentação reforça a relação de Defante com o bairro e de seu aniversário, já que o artista completa 35 anos no próximo dia 27. ‘‘Realengo me deu tudo: os amigos, os perrengues, os sonhos de criança e os absurdos que me fizeram ter criatividade tanto para o humor quanto para a música. Claro que isso moldou minha visão de mundo e meu jeito de fazer arte. Sempre com carinho e um pouco de caos’’, conta Defante sobre sua relação com o bairro. Muito conhecido por seus vídeos de humor, o humorista acumula mais de 6 milhões de seguidores nas redes sociais e mais de 300 milhões de visualizações no YouTube. Porém, a música está presente em sua vida antes disso. Antes de se tornar uma figura da internet, ele foi baterista da banda de rock Let’s Go, com a qual tocou por 7 anos. Foi somente em 2012 que ele começou a publicar vídeos na internet, mergulhando no universo da comédia. Para Defante, as duas artes, música e humor, têm grande semelhança: ‘‘Acho que tanto o humor quanto a música tocam onde as palavras sozinhas não chegam. Elas dão gatilho para uma emoção, uma memória, de uma maneira muito mais rápida. No meu caso, as duas artes caminham juntas: a música que faço tem humor, e meu humor tem musicalidade, um timing inespera
África em foco: festivais de música e de cinema para ir essa semana

África em foco: festivais de música e de cinema para ir essa semana

Como forma de valorizar a arte africana, o Rio recebe nesta semana dois festivais: um de música e um de cinema. Nos dias 8 e 9 de setembro, o Manouche apresenta um mini festival de música africana, o ‘‘Africanize-se’’. Já nos dias 10 a 15 de setembro, a programação fica por conta do CCBB, com a Mostra de Cinemas Africanos, sendo o único festival continuado no Brasil dedicado exclusivamente a filmes africanos contemporâneos. O primeiro dia de shows do Africanize-se terá shows dos angolanos Jorge Mulumba, cantor, compositor e músico de instrumentos de matriz africana, e Helder Rei do Kuduro, conhecido por ser um dos pioneiros do ritmo kuduro no exterior. Já na segunda noite de shows, os guineenses Nino Galissa, um dos mais conhecidos artistas da música tradicional africana, e Patche Di Rima, maior nome da música contemporânea da Guiné-Bissau, se apresentam no Manouche. Ingressos através do site do clube. Divulgação A Mostra de Cinemas Africanos faz sua estreia com uma seleção de 15 longas e 5 curtas de 11 países diferentes. Serão exibidos filmes que passaram por grandes festivais de cinema internacionais, como Cannes, Tribeca e Berlinale. Entre os destaques estão os filmes ‘‘O Fardo da Nigéria’’, da diretora Ema Edosio, ‘‘Demba’’, do premiado Mamadou Dia e ‘‘Sobre quando eu quebrei o silêncio’’, dirigido por Rungano Nyoni. O evento é gratuito e os ingressos são disponibilizados a partir das 9hrs na bilheteria do CCBB.
Mostra de cinemas africanos estreia no CCBB

Mostra de cinemas africanos estreia no CCBB

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), vai receber pela primeira vez a Mostra de Cinemas Africanos (MCA), o único festival continuado no Brasil dedicado exclusivamente à exibição de filmes africanos contemporâneos. O festival faz parte da temporada França-Brasil 2025 e contempla, além do Rio, outras 3 cidades brasileiras. O evento, que acontece entre os dias 10 e 15 de setembro, vai exibir 15 longas metragens e 5 curtas de 11 países do continente africano. Os títulos, em sua grande maioria inéditos no Brasil, passaram por grandes festivais internacionais de cinema, como Cannes, Locarno, Tribeca e Berlinale. As sessões revelam a imensa diversidade do continente africano, com uma variedade de estéticas, narrativas e temas que transitam entre o drama político, o fantástico e a crítica social. Entre os destaques do festival estão o filme de abertura, o nigeriano ‘‘O fardo da Nigéria’’ (em inglês, When Nigeria Happens) da diretora Ema Edosio; o senegâles ‘‘Demba’’, do premiado Mamadou Dia; e o aclamado longa da Zâmbia, intitulado ‘‘Sobre quando quebrei o silêncio’’ (On becoming a Guinea Fowl, em inglês), dirigido por Rungano Nyoni. A programação ainda conta com um minicurso ministrado por Ana Camila Esteves sobre o cinema nigeriano, oferecendo uma imersão crítica, abordando seu contexto histórico, estratégias de mercado e presença em plataformas de streaming. Programação completa do festival: 10 de Setembro (Quarta-feira) Abertura - 17h30: O fardo da Nigéria | 120 min | 14 anos
14ª edição do Filmambiente começa nesta quarta

14ª edição do Filmambiente começa nesta quarta

Nesta quarta-feira, dia 27 de agosto, vai ter início a 14ª edição do Filmambiente, festival de cinema focado em sustabilidade e questões ambientais, considerado o mais importante da América Latina nesse meio. O evento, que acontece até o dia 3 de setembro, vai exibir gratuitamente 47 filmes de 25 países diferentes no Estação Net Rio, em Botafogo.  O tema do festival desse ano, que baseou a escolha dos filmes e longas, é o conceito de Colonialismo Ambiental, com o intuito de refletir sobre o apagamento de culturas, ocupação de territórios e deslocamento de populações inteiras. Além disso, nesta edição o Filmambiente vai homenagear o biólogo Mário Moscatelli pela sua dedicação em recuperar ecossistemas importantes como os manguezais da Lagoa Rodrigo de Freitas. A abertura no dia 27 será com a exibição do filme Sukande Kasáká, Terra Doente (2025), dirigido por Kamikia Kisedje e Fred Rahal, que vão participar do debate logo após. Já o encerramento fica a cargo do longa Paraíso (2024), de Ana Rieper, que também vai participar do debato após a exibição.
Um dos maiores produtores do Trap/Pop, Ariel Donato lança seu primeiro álbum solo

Um dos maiores produtores do Trap/Pop, Ariel Donato lança seu primeiro álbum solo

Na última quarta-feira, dia 24, Ariel Donato, multi instrumentista reconhecido como um dos maiores produtores de trap e pop do Brasil por suas parcerias com Mc Cabelinho, Filipe Ret, Ludmilla e muitos outros artistas, lançou seu primeiro álbum solo, chamado ‘‘Tá Feliz?!’’. Aos 30 anos, o carioca da Baixada Fluminense, que começou a tocar piano na igreja e graduou-se em música popular na UNIRIO, desenvolveu um estilo de produção focado no intercâmbio entre diferentes universos. Em seu novo trabalho, ele segue misturando artistas de diferentes gêneros na mesma faixa. Por isso, o projeto, desenvolvido ao longo de dois anos, tem participações de nomes como Cláudia Abreu, Ferrugem, MC Cabelinho, Marina Senna, Ana Carolina, Orochi e Jorge Vercillo. Diversidade pouca é bobagem.  DivulgaçãoAriel com Marina Senna e MC Cabelinho No título, há um questionamento e, ao mesmo tempo, um desejo: - É uma característica minha, é a pergunta que eu sempre faço: "Tá feliz?". E as pessoas começaram a me conhecer por causa disso. Assim, meu álbum tinha que ter uma característica minha. Quer algo mais simples, objetivo e lúdico do que essa pergunta? - explica o carioca sobre a escolha do nome. E quer saber que dobradinhas tem no disco? Na música "Samba de Cria", por exemplo, ele une o Ferrugem, um dos maiores cantores de pagode da atualidade, com o Vulgo FK, cantor de trap que possui diversos sucessos. Outra faixa que também têm essa união, não só de diferentes gêneros, mas também de diferentes é
Feira livre da Glória já era a maior feira de rua do Rio e agora se tornou patrimônio histórico, cultural e imaterial

Feira livre da Glória já era a maior feira de rua do Rio e agora se tornou patrimônio histórico, cultural e imaterial

Já são mais de 100 anos animando a Rua Augusto Severo. A tradicional feira livre da Glória, considerada a maior feira livre da cidade, agora foi declarada patrimônio histórico, cultural e imaterial do Rio de Janeiro. Mais que merecido. O projeto de lei, criado pela deputada Verônica Lima (PT), foi sancionado no dia 8 de julho após aprovação na ALERJ. Mais do que somente uma feira, o espaço se tornou um programa obrigatório em qualquer roteiro cultural e gastronômico da cidade, mostrando a diversidade que o Rio possui. Aos domingos, de 9h às 18h, é possível encontrar barracas de alimentos frescos, gastronomia típica de diversos países, artesanato, vestuário, decoração, além de roda de samba.  O reconhecimento vem junto com uma novidade: um evento teste com cerca de 40 barracas de comida que ocuparam também a Praça Paris. Espalhar a feira é uma tentativa de levar mais conforto aos frequentadores, já que ela realmente fica lotada.   
Papatinho, um dos maiores produtores musicais do Brasil, conta sobre novo álbum

Papatinho, um dos maiores produtores musicais do Brasil, conta sobre novo álbum

Mesmo com (quase) 20 anos de carreira, Papatinho, um dos maiores produtores musicais do Brasil, não para de inovar em suas produções. O carioca lançou há um mês e meio o álbum ‘‘Música Popular Carioca’’, nome sugerido por acaso pelo Seu Jorge, com uma proposta totalmente diferente e inovadora ao resgatar a cultura dos bailes do Rio de Janeiro dos anos 90/2000. ‘‘Na verdade eu não me planejei pra fazer esse projeto. Como eu tô sempre fazendo música, e de certa forma o trap ficou meio repetitivo, comecei a fazer uns beats diferentes (de Miami Bass) e lembrei que tinha uma música não lançada com Mc Marcinho em um beat de trap. Então eu peguei a voz dele, joguei no beat de Miami Bass e ficou realmente um funk melody autêntico, muito irado. Aí pensei ‘E se eu fizer mais?’, quando eu vi tinha projeto.’’ Divulgação Fundador e dono da gravadora Papatunes, Papatinho iniciou sua trajetória no ano de 2006, fazendo parte da Cone Crew Diretoria, junto com os MCs Cert, Maomé, Ari, Batoré e Rany Money. O grupo, mesmo com todas as dificuldades que o underground tinha, fez um enorme sucesso com hits atemporais como ‘‘Rainha da Pista’’ e ‘‘Chama os mulekes’’ e foi um dos grandes responsáveis por abrir portas para o rap nas principais mídias. Para o produtor, esse momento ‘‘independente’’, sem uma gravadora ou empresário auxiliando, foi muito importante pois deu a oportunidade dele ter experiências em diferentes funções.  ‘‘Vendi show com nome falso (risos), cheguei a ser técnico de som, dist
Funk no violino? Conheça STER, que junta batidas clássicas às letras ousadas

Funk no violino? Conheça STER, que junta batidas clássicas às letras ousadas

Com três faixas já lançadas e uma proposta artística única, STER, violinista de apenas 24 anos, está prestes a concluir seu primeiro ano de carreira com o lançamento, marcado para o dia 11 de julho, do single ‘‘Bunda Preta’’, que marca o fim do seu primeiro EP, chamado ‘‘Funk Erudito’’. A artista toca o violino desde os oito anos, por influência de sua mãe, professora de música, e dos filmes da Barbie. ‘"Sempre fui muito imersa na música, meus pais me apresentaram muitas canções e assistia aos desenhos da Disney, que têm músicas clássicas na trilha. Então, a primeira vez que eu me conectei com a música clássica foi no filme ‘‘Barbie e as Doze Princesas Bailarinas’’, em que uma delas tocava um violino. Ali eu virei para minha mãe e falei que queria aprender esse instrumento", explica. Divulgação/MaikoLimaPh O sucesso de STER está, principalmente, ligado em explorar um estilo novo, o ‘‘Funk Erudito’’, que dá nome ao seu primeiro EP. Pioneira, em suas músicas ela mistura o funk (com as batidas clássicas e as letras ousadas) com a música clássica tocada no violino. Em seu novo lançamento, ‘‘Bunda Preta’’, ela coloca o batidão do funk 140BPM na composição "Eine Kleine Nachtmusik", a Serenata número 13 de Mozart. A artista explica que para fazer essa combinação inusitada ela destaca os pontos fortes do funk ("aquele ritmo que a gente só quer se balançar") e também as sensações que a melodia clássica traz. "Juntando esses dois, crio essa potência, que é essa nova vertente do funk’
Rapper Jotapê lança ‘‘Até a última rima’’, álbum produzido por Papatinho

Rapper Jotapê lança ‘‘Até a última rima’’, álbum produzido por Papatinho

Na última sexta-feira, dia 3, Jotapê, rapper que vem de uma longa trajetória nas batalhas de rima, lançou seu álbum com produção musical de Papatinho, um dos maiores produtores do Brasil. Intitulado ‘‘Até a última rima’’, no projeto o paulista versa com os rappers Emicida, L7nnon, Lezin e Major RD, além de uma música com Lulu Santos.  Em entrevista, Jotapê falou sobre como suas vivências nas batalhas de rima influenciaram seu álbum e sua vida. "Se não fossem as batalhas de rima não tinha álbum. Também não tinha Papatinho, já que viramos parceiros e decidimos fazer um álbum após ganhar uma batalha em que a premiação era uma produção de disco", conta ele, frisando que tudo nasce nas batalhas. "Também não haveria Emicida no álbum, porque a identificação que sempre tive vem desse lugar. Falando de uma parte mais técnica, as batalhas te obrigam a pensar, e acho que consigo trazer isso para as minhas músicas". Instagram/Reprodução O disco tem 14 faixas e aborda temas como racismo, identidade, afetividade e heranças. A ideia é transformar as suas vivências em arte. As músicas são inspiradas em personagens, experiências e referências pessoais do artista, não se limitando à crítica social, mas passando em sentimentos e dilemas reais do cantor. Em um álbum tão especial, as expectativas são grandes. "Sempre tento ser o mais pé no chão possível com a minha carreira, mas confesso que dessa vez está um pouco difícil não sonhar grande. Acho que a principal expectativa é a de que que as pe